A freguesia de Fundada foi criada em 1618, após o desmembramento de uma só freguesia, que tinha por sede Vila de Rei. A freguesia estende-se por uma área total de 36,29km2 e uma população de 638 habitantes  (censos  201 l ). Fundada confina com as freguesias de Palhais, Cumeada e Marmeleiro, do concelho da Sertã (Norte), com a freguesia de São João do Peso (Nascente) e com a freguesia de Vila de Rei (Sul e Poente). Atualmente conta com 13 localidades, sendo elas: Abrunheiro Grande; Abrunheiro Pequeno; Aldeia; Cabeça do Poço; Fonte das Eiras; Fouto; Lagoa Cimeira; Lagoa Fundeira; Monte Novo; Relva do Boi; Ribeira; Silveira (sede da freguesia) e Vilar do Ruivo.

Segundo uma lenda antiga, a paróquia da Fundada foi criada em desacordo com a de Vila de Rei por volta do ano de 1618. Nessa altura existia a Capela de Santa Margarida no lugar da Silveira, que servia a população destes lados, mas para se tornar paróquia era preciso que se pudessem realizar batizados. Sendo que a capela não tinha “pia batismal”, foi encomendada uma, que foi transportada por carroças de bois de noite e em segredo.

Segundo a lenda, o transporte da pia batismal demorou 12 noites até chegar à capela, e após colocada na capela foi feito o primeiro batizado. Mandou se então a notícia para Vila de Rei a dizer que a paróquia estava “fundada” e daí o nome de Freguesia de Fundada. Sendo lenda ou história verdadeira, o facto é que existiu na igreja da Fundada até cerca de 1960 uma pia batismal esculpida em pedra, feita a ponteiro e martelo, que foi substituída por uma de mármore que ainda hoje existe.